domingo, 22 de agosto de 2010

letter number 4: to my grandfathers (closest relative)

está perto de fazer quatro meses desde que tive de me despedir de vocês. raramente penso no quanto estão longe, nos quantos anos ainda terei de passar sem a vossa presença carnal na minha vida - vale a pena sofrer?
tenho muitas, muitas saudades vossas, e vocês fazem-me falta. foram vocês que me criaram, praticamente. moldaram a minha pessoa segundo as vossas experiências de vida, e tornaram-me em quem eu sou hoje. sou um bocadinho dos dois. naquele dia não estava a fazer conta que algo de tão mau acontecesse... foram só três palavras: "o avô faleceu" e o mundo caiu-me das mãos. como era possível? ainda na semana anterior tinha estado na tagarelice consigo, e de repente... vai-se embora? sem mais nem menos? como já tinha dito num texto meu anterior, eu achava que você iria durar até ao meu casamento. que até nesse dia ia espalhar a sua alegria infindável por todos, que ia fazer todos rir como sempre, que ia ser a pessoa querida e linda que foi. e continua a ser, para mim e para toda a gente. em todos estes anos da minha vida nunca tive oportunidade de lhe dizer o quanto o amava. mas você sempre o soube, não soube? não era preciso eu dizê-lo directamente, pois você sentia-o no seu coraçãozinho de ouro. não me lembro de pessoas que tenham uma força tão grande como a sua. e não vamos falar no quão bondoso era. toda a gente sabia quem era você, o grande, o mais simpático, o mais sociável. toda a gente sabia a grande pedra preciosa que você foi.
duas semanas depois... vai você embora da minha vida também. foi demasiado difícil desta vez. eu sabia que você nunca iria querer que eu chorasse, que gritasse para não ser naquele momento, mas teve de ser. eu vi-a despedir-se da vida com os meus próprios olhos, e não foi bonito. eu nunca iria desejar-lhe uma morte tão sofrida, e logo a você. é uma santa, muita gente diz isso, e eu acredito com toda a minha alma que é verdade.
foram meses a fio de dor, de empenho, de força e de coragem que estão terminados. e agora vocês estão em paz.
nunca mais vou ter ninguém na minha vida como vocês os dois, que eram e são duas das pessoas mais importantes da minha vida. e espero um dia conseguir chegar aos vossos calcanhares como grandes humanos que foram. a vossa partida levou um pedaço meu à força.
(e a você, meu outro avô que me disse adeus já à quase 7 anos digo-lhe que também o amo, que também aprendi muito consigo, e que também foi e é um dos modelos da minha vida. não fica atrás deles, são todos muito muito muito importantes para mim)
amo-vos com todo o meu coração.

5 comentários:

  1. é verdade Fabi, é verdade. quantas e quantas vezes eu voltei atrás :x

    BONITO É O TEU, QUE TANTO AMOR E CARINHO TÊM (:

    ResponderEliminar
  2. Que texto fantástico! É sempre bom escrever para alguém que nos é especial, mesmo quando já não estão no mesmo mundo que o nosso. Por vezes ajuda a aliviar o aperto das saudades, falo por mim!

    ResponderEliminar
  3. arrepiei-me toda :$
    espero que sim ..

    ResponderEliminar
  4. fez-me chorar fabiana, está lindo :')

    ResponderEliminar
  5. eu arrepiei-me todo. isto fez-me lembrar o quanto os meus avós me ensinam e podem influenciar a minha vida.

    o texto está lindo. e lembra-te, como disseste, eles estão em paz :')

    ResponderEliminar