quinta-feira, 17 de setembro de 2009

a-mor?


Ninguém é igual a alguém. Ninguém pode dizer que ama mais alguém que outra pessoa se não sabe. Nem nunca irá conseguir saber se é verdade. Não conseguimos exprimir tudo por palavras, é tão difícil conseguir resumir tudo em frases e textos, nunca sabemos se escrevemos da forma certa ou se usamos o termo adequado. Descrever o amor em livros? Nem os poetas de antigamente conseguiriam fazê-lo correctamente. O livro que mais correctamente descreve os sentimentos é o nosso coração, e por vezes nem é ele, achamos que é, mas quem fala é a nossa cabeça, sem sentir, sem saber. Mas existem tantos casos de amor ao longo do mundo. A nossa vida resume-se a isso: aprender a amar, saber amar, amar, ser amado. Como acham que existimos? Graças ao amor. Fomos criados à base do amor. Em todo o mundo existem infinitos casos de amor. Nem todos são como queremos, e outros são perfeitos.
Conheço uma pessoa que começou a amar um adulto enquanto era criança, e que agora está casada com essa pessoa que amou e tem uma filha; conheço quem ame e perca essa pessoa, mas não é um perder como quando o namorado acaba contigo, é perder para sempre, perder mesmo, sem volta a dar; conheço quem ame e seja deixada, mas continue a amar, e que tenha tido nova oportunidade mas que tudo tenha sido em vão e que agora continue a amar mas que tenha sido deixada de parte; conheço quem ame várias pessoas até encontrar o seu amor verdadeiro; há quem ame e espere, mas que morra a esperar. Nem tudo é tão justo como gostássemos que fosse. Nem tudo é da forma que achamos que devia ser. A vida às vezes gira ao contrário do movimento de rotação da terra, e nós andamos de cabeça ao contrário a respirar dióxido de carbono. Há ainda quem não saiba o que é amar. Há quem nunca saberá, e há quem pense que sabe. Ninguém pode ensinar a amar, apenas temos de aprendê-lo naturalmente, sem empurrões desnecessários e sem pernas que nos façam cair a meio desse caminho tropeço. Não sei explicar o que é amar, mas sei que é falar sem legendas, entregar a vida apenas querendo a vida do outro em troca. Uma verdadeira história de amor é aquela para sempre, não a de passagem. Não amamos como quem anda de comboio, em todas as paragens deve parar para saírem e entrarem pessoas. Não trocamos bilhetes para experimentarmos outros amores de outras pessoas. Amamos para sermos felizes e para ficar, e deixar-se caminhar nessa longa beira-mar que se chama ‘a vida baseada no outro alguém’.
(e que mais? estou feliz*)

6 comentários:

  1. já li alguns dele, incluíndo este. o filme também já o vi, lindo, mesmo :) <3
    amo-te

    ResponderEliminar
  2. "conheço quem ame e perca essa pessoa, mas não é um perder como quando o namorado acaba contigo, é perder para sempre, perder mesmo, sem volta a dar; conheço quem ame e seja deixada, mas continue a amar, e que tenha tido nova oportunidade mas que tudo tenha sido em vão e que agora continue a amar mas que tenha sido deixada de parte; "

    qual das duas sou eu? :l

    ResponderEliminar
  3. estava horrivel :| e era para o frederico ler...

    ResponderEliminar